sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PÃO DE LÓ DE LARANJA E COCO


Ingredientes

5 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para a calda de laranja

2 xícaras (chá) de suco de laranja
6 a 8 colheres (sopa) de açúcar ou a gosto ? de acordo com a acidez da laranja
Coco ralado desidratado aproximadamente 50g ? ou um pouco mais


Modo de fazer o pão de ló

Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda de aproximadamente 30 cm de diâmetro e reserve.
Peneire a farinha junto com o fermento e o açúcar separadamente. Reserve-os também.
Na tigela da batedeira coloque os ovos inteiros e o açúcar. Bata na velocidade alta até conseguir o triplo do volume, leva cerca de 10 a 15 minutos ? dependendo da batedeira.
Retire a tigela da batedeira e vá acrescentando a farinha (que estava reservada) aos poucos intercalando com o suco de laranja, sempre mexendo com um batedor de arame (fouet) ? Eu costumo usar uma peneira grande para fazer isso. Coloco um pouco da farinha reservada sobre ela e sacudo sobre os ovos batidos, misturo com um batedor de mão, adiciono um pouco do suco, depois mais um pouco da farinha e assim sucessivamente até que terminem os ingredientes. Se você não tiver um batedor desses retire um dos batedores da batedeira e use-o no lugar dá o mesmo resultado.
Passe a massa para a forma reservada e leve ao forno preaquecido a 180º ou 200º por aproximadamente 20 ou 30 minutos. Teste se está assado inserindo um palito na massa que deverá sair seco.
Enquanto esfria um pouco prepare a calda.

Modo de fazer a calda de laranja e finalização

Leve ao fogo o suco de laranja e o açúcar. Quando levantar fervura deixe ferver por alguns minutos e desligue. Deixe esfriar para usar.
Fure o pão de ló com um palito ou um garfo e com o auxílio de uma colher vá umedecendo o bolo. Faça isso aos poucos até que toda a calda seja absorvida. Salpique o coco ralado e cubra a forma com papel alumínio ou filme plástico deixando esfriar bem (em temperatura ambiente) antes de servir. Se puder deixar por algumas horas o resultado será melhor, mas não há a necessidade de fazer de véspera.

Observações dessa cozinha

__ Na foto você observa apenas a metade da receita, eu usei uma forma de 24 cm de diâmetro e já dá uma quantidade muito boa. Para fazer a receita toda use uma forma de 30 cm de diâmetro ou uma retangular equivalente. Para fazer apenas a metade da receita use 3 ovos!

__ Esse pão de ló fofinho e maravilhoso também é perfeito para montar tortas geladas e bolos de festa. Fica ótimo para rechear com chantilly e frutas frescas como morangos, ou em calda como pêssegos e abacaxi. Ou ainda com baba de moça ou creme de ovos. No entanto eu recomendo apenas cortá-lo ao meio, pois é bem delicado.

__ Para que tudo saia certo use xícaras ou medidores padronizados. Cada xícara deverá conter 240 ml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário